06 janeiro 2007

Kurumin 7 em fase final de Desenvolvimento

“O Kurumin 7 está entrando em sua fase final de desenvolvimento. Esta versão é uma das mais importantes dentro da história da distro, pois marca várias mudanças importantes dentro do projeto.

A primeira é uma mudança "estrutural". Versões anteriores do Kurumin eram baseados nos repositórios testing/unstable do Debian, que são destinados a desenvolvedores e usuários avançados. Embora ofereçam versões mais atualizadas dos pacotes, eles sempre resultam em pequenos problemas ao atualizar o sistema, o que é um grande problema para quem quer um sistema que "simplesmente funcione", sem que seja necessário acompanhar listas e pesquisar soluções.

O Kurumin 7, marca uma mudança importante no projeto, passando a ser baseado nas versões estáveis do Debian, o que garante atualizações suaves e a possibilidade de usar a mesma instalação por muito tempo, sem se preocupar com atualizações ou correções de segurança. Basta atualizar o sistema via apt-get e atualizar os ícones mágicos, para manter sua instalação atualizada, sem dor de cabeça.”

Enviado por Carlos E. Morimoto (morimotoΘguiadohardware·net) - referência.

Veja abaixo o restante do texto enviado por Carlos Morimoto.

Ele é baseado no Etch, cujo lançamento oficial está agendado para Dezembro. Além de vir com um conjunto bastante atualizado de pacotes, este será um release "de longa duração", que você poderá usar por um longo tempo, sem sustos ao tentar atualizar o sistema via apt-get

Outra novidade é a inclusão do NTFS-3G, que oferece suporte completo à escrita em partições NTFS, do Windows. Para ativá-lo, basta clicar no ícone "Montar partições em leitura e escrita" dentro do Meu Computador (também estão disponíveis os comandos para montagem manual). O sistema pede uma confirmação e, a partir daí, as partições do Windows passam a ser montadas com suporte a escrita.

Graças ao NTFS-3g, mais uma grave deficiência do sistema foi corrigida, facilitando a vida de quem mantém o Windows em dual boot, ou trabalha com manutenção. Imagine a praticidade de dar boot através de um live-CD, montar a partição NTFS do Windows e usar o ClamAV para remover os vírus ;).

Embora o ntfs-3g ainda seja considerado um software em estágio beta, problemas de corrupção de dados são bastante raros. Forcei uma série de situações potencialmente perigosas durante os testes, movendo pastas com mais de 1000 arquivos e subpastas, interrompendo operações no meio e até desligando o micro no botão durante uma cópia, sem conseguir causar problemas sérios na partição. Dentro da minha experiência, o máximo que poderia acontecer em casos mais extremos seria você precisar passar um scandisk através do próprio Windows para corrigir eventuais problema na estrutura do sistema de arquivos.

Outra coisa que chama a atenção é o desempenho. O ntfs-3g obtém taxas de transferência absurdamente maiores que o Captive e o Paragon, se aproximando do desempenho que seria oferecido por um sistema de arquivos "nativo". No Captive, além de todos os problemas e bugs, dificilmente se obtém mais de 300 kb/s de taxa de transferência, enquanto o ntfs-3g consegue manter entre 5 e 11 MB/s (oscilando de acordo com o tamanho dos arquivos copiados).

Além de quase todos os pacotes terem recebido atualizações em relação ao Kurumin 6.1, o Kernel também foi atualizado, para o 2.6.18.1, que além de atualizações nos drivers, trouxe melhorias importantes no conjunto de drivers para controladores serial ATA, corrigindo problemas de compatibilidade com diversas placas mãe recentes, onde antes era impossível instalar o sistema. Outras melhorias menos visíveis foram as melhorias no suporte a placas wireless em geral, no suporte aos leitores de cartões integrados (encontrados em muitos notebooks recentes) e a vários outros componentes recentes ou incomuns.

Foram incluídos também scripts para configuar o Bluetooth e compartilhar a conexão com o Palm, além do kmobiletools, kbluetoothd e kbtobexclient, formando um conjunto bem completo de aplicativos para quem quer colocar o desktop e o celular ou palm para conversarem via bluetooth. Se você tem um transmissor bluetooth e um aparelho compatível, não deixe de testar a novidade.

A partir do beta 3, passei a utilizar o grub como gerenciador de boot padrão, substituindo o lilo. Como não encontrei nenhum script de detecção que fosse confiável, escrevi um script próprio, que detecta os sistemas instalados e configura o grub automaticamente durante a instalação. Como de praxe, sugestões e correções são bem vindas. Caso tenha qualquer problema com relação ao grub, poste antes de mais nada o conteúdo do arquivo "/boot/grub/menu.lst" gerado durante a instalação (o próprio instalador oferece a opção de visualizar o arquivo antes mesmo do final da instalação). Apesar disso, o lilo continua disponível, basta escolhê-lo durante a instalação.

Foram incluídos também scripts para configuar o Bluetooth e compartilhar a conexão com o Palm, além do kmobiletools, kbluetoothd e kbtobexclient, formando um conjunto bem completo de aplicativos para quem quer colocar o desktop e o celular ou palm para conversarem via bluetooth. Se você tem um transmissor bluetooth e um aparelho compatível, não deixe de testar a novidade.

O beta 3 traz também as artes e boa parte das alterações visuais que estão sendo feitas para a versão final, incluindo algumas contribuições do Juliocbm e do Jkennedyjr, sem citar o trabalho do Luciano Lourenço, que dispensa apresentações. Os menus também foram reformulados e estão bem melhor organizados do que nas versões anteriores.

Acompanhe o tópico de desenvolvimento no:

Nenhum comentário: